Variedades

 

Pectina:

 O que é e para que serve a fibra presente em maçã e frutas cítricas

Você sabe o que é pectina? Mesmo se, talvez, não saiba, já consumiu o produto em bebidas lácteas, iogurtes, geléias, compotas, doces, sorvetes, balas, recheios de chocolate, bolos, sucos de frutas, entre outros produtos de confeitaria. Essa fibra solúvel extraída geralmente da casca de laranja ou maçã se dissolve facilmente em água, formando uma mistura de consistência viscosa que dá textura a vários alimentos.

O alto valor agregado dessa fibra natural cujo mercado cresce cerca de 4% ao ano no mundo tem estimulado investimentos da indústria. A multinacional Cargill investiu cerca de R$ 600 milhões em uma fábrica para produzir pectina a partir da casca de laranja, em Bebedouro (SP).

Além da laranja e maçã, são ricos em pectina as frutas tangerina, limão, groselha, amora e pêssego e os vegetais cenoura, tomate, batata, beterraba e ervilha. Por ser uma fibra, a pectina auxilia o bom funcionamento do sistema digestivo.

Uma tonelada de casca de laranja rende apenas 20 kg de pectina. Industrializada, a substância é disponibilizada em pó e, muitas vezes, encontrada em lojas de artigos de confeitaria. A substância é sem odor e sem sabor residual. Pode ser combinada com outros produtos para atuar como estabilizante, espessante e gelificante e substitui a gelatina em dietas livres de proteína animal. 


O QUE É BOM PARA EVITAR QUEDA DE CABELO? DESCUBRA AQUI

ENTENDA SE SEU CABELO ESTÁ REALMENTE CAINDO MAIS DO QUE O NORMAL, O QUE CAUSA E COMO EVITAR A QUEDA DE CABELO

Você sabia que existe um ciclo natural dos fios no qual eles nascem, crescem, estabilizam e depois caem? O problema é que, às vezes, eles podem estar caindo demais e indicar algum problema mais severo de queda de cabelo. 
 
Aprender a identificar quando a queda de cabelo é excessiva é importante para ter certeza do tratamento correto que deve ser feito para diminuir as consequências que esse problema pode causar.



Confira quais são as possíveis causas, como evitar e o que é bom para evitar a queda de cabelo. Mas, lembre-se: não hesite em investigar as possíveis razões com um médico.

Queda natural dos fios

Queda x quebra de cabelo

Como evitar queda de cabelo

Se o volume dos fios caindo for muito grande, deve-se procurar ajuda médica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaques